{"id":8835,"date":"2024-11-11T15:25:50","date_gmt":"2024-11-11T18:25:50","guid":{"rendered":"https:\/\/www.geolegadodeallankardec.com.br\/?p=8835"},"modified":"2024-11-17T10:01:39","modified_gmt":"2024-11-17T13:01:39","slug":"obstaculos-dos-mediuns","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.geolegadodeallankardec.com.br\/es\/articulos-2\/diverso-2\/obstaculos-dos-mediuns\/","title":{"rendered":"Obst\u00e1culos dos M\u00e9diuns"},"content":{"rendered":"
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A mediunidade \u00e9 uma faculdade que permite a intera\u00e7\u00e3o entre o mundo material e o mundo espiritual. Allan Kardec, ao longo de seus estudos, observou que a mediunidade se expressa de formas diversas e com efeitos distintos, o que nos leva a entender que n\u00e3o existe uma \u00fanica maneira de estabelecer comunica\u00e7\u00e3o com os esp\u00edritos. Como ele mesmo afirma, “a mediunidade \u00e9 uma faculdade multiforme”<\/em>, o que implica na variedade de manifesta\u00e7\u00f5es e experi\u00eancias que ela pode gerar.<\/p>\n\n\n\n

Colabora\u00e7\u00e3o de Ceres Marcon<\/em><\/p>\n\n\n\n

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“A mediunidade \u00e9 uma faculdade multiforme; apresenta uma infinidade de nuances em seus meios e em seus efeitos. Quem quer que seja apto a receber ou transmitir as comunica\u00e7\u00f5es dos Esp\u00edritos \u00e9, por isso mesmo, um m\u00e9dium, seja qual for o meio empregado ou o grau de desenvolvimento da faculdade \u2013 desde a simples influ\u00eancia oculta at\u00e9 a produ\u00e7\u00e3o dos mais ins\u00f3litos fen\u00f4menos.” <\/em><\/p>\n\n\n\n

Allan Kardec, Revista Esp\u00edrita fevereiro de 1859<\/em><\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n

Dentro das in\u00fameras manifesta\u00e7\u00f5es medi\u00fanicas, uma das mais conhecidas e utilizadas \u00e9 a psicografia<\/strong>. Nesse tipo de mediunidade, o m\u00e9dium atua como um canal para a comunica\u00e7\u00e3o escrita com o plano espiritual, sendo uma das formas mais comuns de manifesta\u00e7\u00e3o no campo do Espiritismo. Ao abordarmos a psicografia, podemos observar que os m\u00e9diuns podem ser classificados de acordo com o grau de controle sobre o processo, e essas classifica\u00e7\u00f5es influenciam diretamente nos obst\u00e1culos que eles enfrentam ao longo do desenvolvimento dessa faculdade.<\/p>\n\n\n\n

Existem tr\u00eas tipos principais de m\u00e9diuns psic\u00f3grafos:<\/p>\n\n\n\n

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  • M\u00e9diuns intuitivos<\/strong>: S\u00e3o aqueles que recebem a inspira\u00e7\u00e3o dos esp\u00edritos, mas escrevem de forma consciente, com algum controle sobre o que est\u00e1 sendo dito. A comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 mais indireta, com o m\u00e9dium recebendo intui\u00e7\u00f5es ou orienta\u00e7\u00f5es, mas ainda mantendo o controle sobre a escrita.<\/li>\n\n\n\n
  • M\u00e9diuns mec\u00e2nicos<\/strong>: Esses m\u00e9diuns tornam-se canais autom\u00e1ticos para a comunica\u00e7\u00e3o dos esp\u00edritos. Durante o processo de psicografia, eles n\u00e3o t\u00eam controle consciente sobre o que est\u00e1 sendo escrito, o que caracteriza uma manifesta\u00e7\u00e3o de natureza mais espont\u00e2nea e intensa.<\/li>\n\n\n\n
  • M\u00e9diuns semimec\u00e2nicos<\/strong>: Representam um meio-termo entre os tipos anteriores. Embora haja uma certa influ\u00eancia do esp\u00edrito sobre a escrita, o m\u00e9dium ainda mant\u00e9m algum grau de controle e consci\u00eancia sobre o processo.<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n

    No entanto, como Kardec nos alerta, mesmo sendo uma faculdade natural, a mediunidade n\u00e3o \u00e9 isenta de dificuldades. Ele nos diz:<\/p>\n\n\n\n

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    “Embora n\u00e3o seja a faculdade um privil\u00e9gio exclusivo, \u00e9 certo que encontra refrat\u00e1rios, pelo menos no sentido que se lhe d\u00e1. Tamb\u00e9m \u00e9 certo que n\u00e3o deixa de apresentar escolhos aos que a possuem, pode ser alterada e at\u00e9 perder-se e, muitas vezes ser uma fonte de graves desilus\u00f5es.”<\/em><\/p>\n\n\n\n

    Allan Kardec, Revista Esp\u00edrita fevereiro de 1859<\/em><\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n

    Essas palavras de Kardec nos lembram que a mediunidade, apesar de sua natureza acess\u00edvel a muitas pessoas, n\u00e3o \u00e9 algo simples. Ela pode encontrar resist\u00eancia, tanto interna quanto externa, e o m\u00e9dium pode enfrentar obst\u00e1culos de diversas ordens \u2014 desde a dificuldade em manter o controle sobre as comunica\u00e7\u00f5es at\u00e9 o risco de ser influenciado por entidades enganadoras ou mal-intencionadas.<\/p>\n\n\n\n

    Em sua an\u00e1lise, Kardec nos alerta para a complexidade das causas que envolvem a mediunidade e como, muitas vezes, ela pode se manifestar em indiv\u00edduos cujas caracter\u00edsticas morais n\u00e3o s\u00e3o necessariamente exemplares. Ele afirma:<\/p>\n\n\n\n

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    \u201cO dom da mediunidade depende de causas ainda imperfeitamente conhecidas e nas quais parece que o f\u00edsico tem uma grande parte. \u00c0 primeira vista pareceria que um dom t\u00e3o precioso n\u00e3o devesse ser partilhado sen\u00e3o por almas de escol. Ora, a experi\u00eancia prova o contr\u00e1rio, pois encontramos mediunidade potente em criaturas cuja moral deixa muito a desejar, enquanto outras, estim\u00e1veis sob todos os aspectos n\u00e3o a possuem\u201d. <\/em><\/p>\n\n\n\n

    Allan Kardec, Revista Esp\u00edrita fevereiro de 1859<\/em><\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n

    Percebemos, pelo trecho acima, que, ao contr\u00e1rio do que se poderia supor, essa faculdade mediunica n\u00e3o \u00e9 um privil\u00e9gio exclusivo de pessoas de grande virtude moral. A mediunidade n\u00e3o depende unicamente da pureza ou do car\u00e1ter moral do indiv\u00edduo, mas envolve uma combina\u00e7\u00e3o de fatores, incluindo aspectos f\u00edsicos e espirituais ainda n\u00e3o totalmente compreendidos. Essa complexidade pode resultar, inclusive, em manifesta\u00e7\u00f5es poderosas em indiv\u00edduos cujas condi\u00e7\u00f5es morais n\u00e3o s\u00e3o as ideais, enquanto outros, que poderiam ser considerados mais equilibrados, n\u00e3o a possuem.<\/p>\n\n\n\n

    Portanto, a mediunidade, por sua pr\u00f3pria natureza multifacetada e imprevis\u00edvel, apresenta uma s\u00e9rie de desafios que v\u00e3o al\u00e9m das quest\u00f5es espirituais, envolvendo tamb\u00e9m quest\u00f5es f\u00edsicas, psicol\u00f3gicas e morais. \u00c9 justamente por essa raz\u00e3o que os m\u00e9diuns, ao buscarem se desenvolver e controlar suas faculdades, devem estar atentos aos obst\u00e1culos internos e externos que podem surgir ao longo do caminho.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Al\u00e9m disso, Kardec ainda nos alerta:<\/p>\n\n\n\n

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    \u201c(…) a boa qualidade do m\u00e9dium n\u00e3o est\u00e1 apenas na facilidade das comunica\u00e7\u00f5es, mas unicamente na sua aptid\u00e3o para s\u00f3 receber as boas. Ora, \u00e9 nisto que as suas condi\u00e7\u00f5es morais s\u00e3o onipotentes; e \u00e9 nisso tamb\u00e9m que ele encontra os maiores escolhos.\u201d  <\/em><\/p>\n\n\n\n

    Allan Kardec, Revista Esp\u00edrita fevereiro de 1859<\/em><\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n

    Essa afirma\u00e7\u00e3o \u00e9 fundamental para entender que, para um m\u00e9dium, a qualidade das comunica\u00e7\u00f5es espirituais est\u00e1 relacionada \u00e0 quantidade ou \u00e0 facilidade que ele recebe mensagens, al\u00e9m da sua capacidade de discernir e filtrar as influ\u00eancias espirituais. O m\u00e9dium precisa estar preparado para rejeitar as influ\u00eancias dos esp\u00edritos imperfeitos e aceitar apenas as mensagens provenientes de esp\u00edritos elevados e confi\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n

    No entanto, Kardec enfatiza as condi\u00e7\u00f5es morais do m\u00e9dium s\u00e3o de suma import\u00e2ncia. A moralidade do m\u00e9dium n\u00e3o apenas influencia o tipo de comunica\u00e7\u00e3o que ele \u00e9 capaz de receber, mas tamb\u00e9m atua como um verdadeiro “filtro” para impedir que ele se deixe enganar ou influenciar por esp\u00edritos inferior ou enganador. Por isso, os maiores obst\u00e1culos para o m\u00e9dium n\u00e3o s\u00e3o apenas as dificuldades t\u00e9cnicas ou f\u00edsicas, mas as quest\u00f5es morais, que exigem constante vigil\u00e2ncia e aprimoramento.<\/p>\n\n\n\n

    Nesse sentido, os m\u00e9diuns precisam estar em constante processo de autoconhecimento e reforma \u00edntima. A mediunidade \u00e9, por sua pr\u00f3pria natureza, uma oportunidade de crescimento, mas tamb\u00e9m exige grande responsabilidade. O m\u00e9dium n\u00e3o pode ser um simples canal passivo, mas deve buscar constantemente a eleva\u00e7\u00e3o moral, a \u00e9tica e a espiritualidade, assim suas faculdades medi\u00fanicas ser\u00e3o bem direcionadas e trar\u00e3o benef\u00edcios para si mesmo e para os outros.<\/p>\n\n\n\n

    Portanto, os obst\u00e1culos morais que os m\u00e9diuns enfrentam muitas vezes est\u00e3o ligados a uma tend\u00eancia de se deixar levar pelo ego, pela vaidade ou pela ansiedade de “mostrar” suas capacidades. A humildade, a disciplina e o desprendimento s\u00e3o qualidades essenciais para garantir que o m\u00e9dium n\u00e3o se desvie do caminho do bem e da verdade, minimizando, assim, os riscos de desilus\u00f5es ou de comunica\u00e7\u00f5es prejudiciais.<\/p>\n

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