{"id":8818,"date":"2024-10-30T09:48:09","date_gmt":"2024-10-30T12:48:09","guid":{"rendered":"https:\/\/www.geolegadodeallankardec.com.br\/?p=8818"},"modified":"2024-10-30T19:12:32","modified_gmt":"2024-10-30T22:12:32","slug":"mediunidade-estudo-e-pratica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.geolegadodeallankardec.com.br\/es\/articulos-2\/destacado-2\/mediunidade-estudo-e-pratica\/","title":{"rendered":"Mediunidade: estudo e pr\u00e1tica"},"content":{"rendered":"
\"imagen_pdf\"<\/a>\"imagen_impresi\u00f3n\"<\/a><\/div>\n

Sob um t\u00edtulo muito chamativo, temos mais uma s\u00e9rie de apostilas da Federa\u00e7\u00e3o Esp\u00edrita Brasileira, dividida em dois volumes. Perguntamo-nos, sem conhec\u00ea-la: por que criar uma apostila se as obras de Kardec j\u00e1 s\u00e3o bastante claras e concisas por si mesmas? <\/p>\n\n\n\n

Encontrando os PDFs dessas apostilas, a primeira coisa que me ocorreu foi pesquisar sobre “evoca\u00e7\u00f5es”. Abri o PDF e pesquisei por “evoca” (para abordar “evocar”, “evoca\u00e7\u00e3o”, “evoca\u00e7\u00f5es”, “evocado”, etc). Afinal, uma apostila que v\u00e1 tratar do tema da mediunidade, no contexto esp\u00edrita, necesariamente<\/strong> precisa abordar a evoca\u00e7\u00e3o, ferramenta indispens\u00e1vel ao processo medi\u00fanico. “Surpresa”: nada! Nada, absolutamente cualquier cosa<\/strong> sobre as evoca\u00e7\u00f5es, no volume I, sen\u00e3o uma refer\u00eancia \u00e0 quest\u00e3o de a prece ser uma evoca\u00e7\u00e3o. Vamos, ent\u00e3o, ao volume II. Quem sabe deixaram para tratar nesse, evitando antecipar um tema t\u00e3o importante. Nova “surpresa”. Nesse volume, aparece sim, o seguinte:<\/p>\n\n\n\n

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Deve-se evitar evoca\u00e7\u00f5es diretas dos Esp\u00edritos, optando-se pela sua manifesta\u00e7\u00e3o espont\u00e2nea: \u201cFrequentemente, as evoca\u00e7\u00f5es oferecem mais dificuldades aos m\u00e9diuns do que os ditados espont\u00e2neos [\u2026]\u201d.45 Cabe \u00e0 dire\u00e7\u00e3o espiritual a sele\u00e7\u00e3o de desencarnados que dever\u00e3o manifestar-se na reuni\u00e3o.<\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n

A nota de rodap\u00e9 faz refer\u00eancia a O Livro dos M\u00e9diuns, mas o trecho foi inserido fora de contexto, para dar a falsa ideia da recomenda\u00e7\u00e3o de n\u00e3o evocar diretamente os Esp\u00edritos. Na verdade, o trecho inserido est\u00e1 sendo mencionado, por Kardec, no sentido de denotar que as evoca\u00e7\u00f5es oferecem mais dificuldades do que as comunica\u00e7\u00f5es espont\u00e2neas, j\u00e1 que, nas \u00faltimas, o Esp\u00edrito escolhe livremente o m\u00e9dium mais apto \u00e0 sua comunica\u00e7\u00e3o, coisa que se torna mais dif\u00edcil no caso das evoca\u00e7\u00f5es:<\/p>\n\n\n\n

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Porque, como j\u00e1 dissemos, as rela\u00e7\u00f5es flu\u00eddicas nem sempre se estabelecem instantaneamente com o primeiro Esp\u00edrito que se apresenta. Conv\u00e9m, por isso, que os m\u00e9diuns n\u00e3o se entreguem a evoca\u00e7\u00f5es para perguntas detalhadas sem estarem seguros do desenvolvimento de suas faculdades e da natureza dos Esp\u00edritos que os assistem, pois com os que s\u00e3o mal assistidos as evoca\u00e7\u00f5es n\u00e3o podem ter nenhum car\u00e1ter de autenticidade.<\/p>\n\n\n\n

Allan Kardec \u2014 O Livro dos M\u00e9diuns<\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n

Contudo, Kardec demonstra que as evoca\u00e7\u00f5es s\u00e3o prefer\u00edveis \u00e0s comunica\u00e7\u00f5es medi\u00fanicas, recomendando que se ocupem das \u00faltimas apenas os grupos que tiverem certeza de controlar os Esp\u00edritos:<\/p>\n\n\n\n

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\u201c[\u2026] n\u00e3o chamar nenhum em particular \u00e9 abrir a porta a todos os que querem entrar\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cAs comunica\u00e7\u00f5es espont\u00e2neas n\u00e3o t\u00eam nenhum inconveniente quando controlamos os Esp\u00edritos e temos a certeza de n\u00e3o deixar que os maus venham a dominar\u201d<\/p>\n\n\n\n

Allan Kardec \u2014 O Livro dos M\u00e9diuns<\/p>\n<\/blockquote>\n\n\n\n

Mais \u00e0 frente, outra ocorr\u00eancia do termo:<\/p>\n\n\n\n

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Os m\u00e9diuns ostensivos devem, ainda, ser orientados a:<\/p>\n\n\n\n

[…]<\/p>\n\n\n\n